Oficinas

As oficinas que a Viraminas oferece para a comunidade podem ser contratadas por qualquer entidade, coletivo, grupo artístico, prefeitura, escolas etc. Confira abaixo uma lista com as possibilidades e, caso se interesse, entre em contato conosco para enviarmos um orçamento. As especificações das oficinas (público, carga horária etc) podem ser ajustadas conforme o evento.

Caderno de memórias

A Viraminas especializou-se, nos últimos anos, no registro e difusão de histórias de vida. Nesta oficina, os participantes irão registrar memórias de personagens do cotidiano da comunidade e produzir um pequeno livreto artesanal usando técnicas de encadernação. O resultado é surpreendente e estimulante, com a criação de pequenos volumes que encantam os participantes.

Oficineira: Andressa Gonçalves
Carga horária: 3 dias, de 3 a 4 horas por dia.
Público alvo: jovens acima de 16 anos e professores da rede pública.

Podcast

Cambuquira tem sim!, podcast produzido em oficina na Mosca 11

Linguagem das mais promissoras do momento, os podcasts são programas de rádio que o ouvinte assina e pode ouvir quando quiser. Os episódios chegam ao celular do ouvinte à medida em que são publicados.

Nesta oficina, os participantes irão criar um novo podcast do zero, pensando no tema a ser explorado, definindo a pauta dos primeiros episódios, gravando um piloto, editando e publicando na web.

Oficineiro: Paulo Morais
Carga horária: 3 a 5 dias, com 4 horas diárias.
Público alvo: jovens acima de 14 anos e adultos

Documentário

Online offline, minidocumentário produzido em oficina do Museu da Oralidade

Documentários são filmes gravados com a intenção de mostrar a visão do autor sobre temas históricos ou contemporâneos, seja do seu entorno ou de assuntos de interesse universal, contribuindo para o debate público.

Na oficina, os aprendizes vão elaborar o roteiro de um documentário, captar as imagens, editar e publicar na web. Os assuntos serão debatidos e definidos pelos aprendizes a partir de suas realidades. Inclui também uma projeção do material.

Oficineiro: Paulo Morais
Carga horária: 3 a 5 dias, com 4 horas diárias.
Público alvo: jovens acima de 14 anos

Produção audiovisual: ficção

A Vingança de um garçom, resultado da oficina de realização audiovisual na 10ª Mosca, em Cambuquira.

Filmes de ficção estão presentes na vida de toda a comunidade. Nesta oficina, os aprendizes escrevem o roteiro de um curta-metragem, decupam as cenas e gravam as sequências de imagens, para então editar o filme. É uma grande oportunidade de se aprender, ainda de que forma introdutória, sobre linguagem cinematográfica, contribuindo para a interpretação e uma visão mais aprofundada da sétima arte.

Oficineiro: Paulo Morais
Carga horária: 3 a 5 dias, com 4 horas diárias.
Público alvo: jovens acima de 14 anos

Estúdio móvel

Visita do Estúdio Móvel ao Terno de Nossa Senhora do Rosário de Machado (MG)

Um estúdio de gravação que pode ser montado em qualquer lugar: na garagem, embaixo do pé de manga, em uma quadra de futebol. A oficina Estúdio Móvel apresenta esta tecnologia social aos participantes, que poderão gravar uma canção própria, aprendendo a lidar com edição de áudio em software livre.

Oficineiros: Paulo Morais e Ronildo Prudente
Carga horária: 4 a 5 dias, com 4 horas diárias.
Público alvo: jovens acima de 14 anos.

Percussão

Aqui, os aprendizes terão contato com ritmos brasileiros como coco de umbigada, samba de roda, catira, maculelê e maracatu. Em uma grande roda, os participantes vão tocar instrumentos como triângulo, pandeiro, patangome, surdo e alfaia. Também farão exercícios de pergunta e resposta e improviso, constituindo um espaço de experimentação e treinamento do ritmo, do trabalho coletivo e do raciocínio rápido.

Oficineiro: Ronildo Prudente.
Carga horária: de 2 a 4 dias, 3 horas diárias
Público: jovens a partir dos 14 anos.

Fotografia

Escola Antº Correia
Álbum de imagens colhidas por aprendizes das oficinas de Fotografia, no Festival de Artes Integradas de Varginha

Nesta oficina, os aprendizes tomam contato com as noções iniciais da captura de imagens, desde o funcionamento das câmeras analógicas e digitais até elementos de linguagem, como enquadramento, ângulo, cores e luz. Os estudantes saem à rua para um ensaio coletivo e, ao final, editam as fotos que formam uma exposição aberta ao público.

Oficineiro: Paulo Morais
Carga horária: 3 a 4 dias, 4 horas diárias.
Público: a partir dos 12 anos.